Atendimento Psicológico
Escuta e acompanhamento psicológico para jovens, adultos e idosos.
Estimulação Cognitiva
A estimulação cognitiva é uma intervenção estruturada com a finalidade de atenuar ou estabilizar dificuldades cognitivas. É destinada a adultos e idosos saudáveis, como também pessoas com comprometimento cognitivo leve (CCL), após lesões cerebrais de diversos tipos, especialmente nos quadros demenciais em fase inicial e moderada. As sessões de estimulação cognitiva podem ser realizadas através de oficinas em grupo ou individual. São lúdicas e têm como objetivo estimular as funções cognitivas (memória, atenção, linguagem, percepção, gnosias, praxias e funções executivas), fornecendo suporte psicológico e socializando o paciente.
Grupo de Apoio a Cuidadores
É um grupo psicoeducacional de encontro, troca de experiências e aprendizagem para os familiares e cuidadores de idosos portadores de demências e outras patologias. Através do grupo, os participantes têm a oportunidade de refletir sobre as tarefas de cuidar sob novas perspectivas, tendo assim uma melhor possibilidade de superar suas dificuldades e descobrir novas formas de lidar com o idoso. O objetivo do grupo consiste em ser um mecanismo facilitador no processo de cuidar e ser cuidado, amenizando a sobrecarga e o desgaste do cuidador, para proporcionar condições de saúde ao paciente e intervir, assim, na qualidade de vida de ambos. Ocorre uma vez por semana com a duração de 1h 30min.
Projeto E.V.A. (Espaço Vida com Autonomia)
É um espaço de tratamento voltado para as demandas específicas de cada idoso. O olhar humanizado faz-se presente através do trabalho de psicogeriatras em parceria com geriatras, neurologistas e psiquiatras - para atender adultos e idosos com diagnósticos de Alzheimer, Parkinson, depressão, sequelas decorrentes de AVC/AVE, dentre outras patologias, síndromes, lesões ou sintomas de um processo natural do envelhecimento. Além do trabalho de psicoterapia e estimulação cognitiva, dispomos de um espaço de escuta e acolhimento aos seus familiares e cuidadores, ajudando no manejo com o paciente para diminuir a sobrecarga causada por essa árdua tarefa de cuidar. Trata-se de um serviço personalizado e de qualidade, que, além do tratamento, promove a melhora da qualidade de vida, da socialização, do lazer, auxiliando também na consolidação dos vínculos entre familiares, cuidadores e paciente.
Atendimento em domicílio
É feito a partir de uma indicação clínica e recomendado a quem apresente dificuldades ou impedimentos de locomoção, devido a patologias ou motivos específicos.
Atendimentos:
